Blog

E se todo dia fosse como feriado?

Esse desconforto me acompanha desde criança. Esteve lá por toda a minha vida, por isso demorei a perceber que não era parte das leis da natureza.

O Dilema das Redes

O Dilema das Redes, filme lançado recentemente pela Netflix, leva ao grande público o debate sobre o poder de manipulação das redes sociais e suas consequências.

Uma história em cem mil

Argentina Botelho foi mulher, esposa, mãe, avó, bisavó e amiga. Ao longo de seus oitenta e nove anos, lutou e venceu muitas batalhas…

Cientificismo, Negacionismo e Democracia: Por que é preciso educar

É muito comum para todos que cursaram o ensino fundamental e médio se lembrar de alguns pontos clássicos das aulas de história, como o Período Feudal, o termo “Iluminismo”, a Segunda Guerra Mundial, dentre outros. Confesso que, forçando muito a minha memória, parece que toda aula era sobre a Idade Média. Talvez por isso eu … Continue Lendo “Cientificismo, Negacionismo e Democracia: Por que é preciso educar”

Verdades tão absolutas quanto transitórias

Apesar de parecer uma ocorrência muito nova, a transitoriedade das verdades científicas é velha conhecida dos meios acadêmicos. E são várias as razões para isso acontecer.

Os limites da razão

A ciência supre muito bem as necessidades do modelo de sociedade adotado hoje e a ausência de métodos alternativos pode ser simplesmente uma consequência desse modelo econômico-social. Afinal, qualquer modelo alternativo, seja de ensino, pesquisa, deve atender ao chamado do capital: ser barato e/ou lucrativo.

Carregando…

Ocorreu um erro. Atualize a página e/ou tente novamente.


Siga meu blog

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.